MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

2018

Última modificação: Sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Título: MedicMiner: Plataforma para extração, análise e visualização de dados médicos

Autores: Davi Leon Costa de Paula Santos, Júlia Mori Gomide, Lucas Gabriel Silva

Orientadores: Thiago Magela Rodrigues Dias, André Flávio Clarimundo Rabelo

Resumo: Com o crescimento da web e o acentuado uso de tecnologias da informação, o número de dados gerados tem crescido exponencialmente. Assim, a pesquisa e acesso a conteúdos específicos se tornam complexos, devido à grande quantidade de informações irrelevantes e ao modo pelo qual elas estão distribuídas, em diferentes formatos e repositórios. Nessa perspectiva, surge a Mineração de Dados, que, por meio de algoritmos, descobre padrões e regras em grandes bases de dados. Diante disso, o projeto desenvolvido é um sistema web de pesquisas médicas que utiliza técnicas de Mineração de Dados. O sistema MedicMiner tem como objetivo fazer a visualização gráfica do resultado das buscas e relacionamento do conteúdo de artigos médicos extraídos da base da PubMed.

Ano da defesa: 2018

Arquivo: MedicMiner.pdf

.

.

Título: Busquei – Sistema colaborativo de auxílio a usuários do transporte público coletivo

Autores: Gabriel Rabelo Camargos, Eduardo Ferreira Sousa

Orientadores: Luís Augusto Mattos Mendes, Leonardo Andrade Motta de Lima

Resumo: Com o avanço da tecnologia, muitos setores são beneficiados, mas alguns setores ainda sofrem carências por uma tecnologia capaz de facilitar e auxiliar seu uso, um exemplo é o transporte público coletivo. Pensando nesta situação foi criado o sistema “BUSQUEI”, um sistema web de acesso gratuito a toda população, que tem a finalidade de auxiliar os usuários do transporte público coletivo com funcionalidades que vão melhorar a experiência e comodidade do uso deste meio de transporte. Sendo um sistema colaborativo, a partir da interação do usuário, o sistema informa o tempo médio que determinado ônibus irá gastar até a localização do usuário, informando também à lotação que este ônibus se encontra, e através da localização do usuário, o sistema fornece a informação de um ponto mais próximo. O sistema utiliza PHP, como linguagem cliente-servidor, MySQL para banco de dados, API do OpenStreetMap para serviços de localização. Dessa forma, o sistema vem auxiliar a vida dos usuários de transporte público coletivo, disponibiliza informações sobre o itinerário das linhas de ônibus, tempo médio de espera até a chegada do ônibus, lotação do mesmo, mostrando também os pontos mais próximos a partir da sua localização.

Ano da defesa: 2018

Arquivo: Busquei.pdf

.

.

Título: República Fácil: Construção de uma plataforma web para oferta de vagas em repúblicas

Autores: Flávio Marcos Alves Adriano, João Pedro Fernandes Melo, Leonardo Oliveira Silva

Orientadores: Luís Augusto Mattos Mendes, Leonardo Andrade Motta de Lima

Resumo: Várias pessoas saem do campo ou de cidades pequenas em busca de trabalho ou para estudar nos grandes centros urbanos. Como esse público ou tem pouco dinheiro ou é jovem demais para lidar com a burocracia que envolve alugar um imóvel, a preferência desse público acaba sendo morar em repúblicas. Há limitações na divulgação e na busca por um lugar para morar. Este trabalho visa apresentar como se deu a criação de uma plataforma digital através da qual busca-se amenizar as dificuldades encontradas em divulgar e encontrar vagas em moradias coletivas. Para isso, foi preciso pesquisar quais as deficiências existentes em outras ferramentas direcionadas a esse público. Com isso, chegou-se a um sistema capaz de realizar buscas por vagas através de filtros específicos como a localização e benefícios oferecidos, facilitando assim, tanto a busca como a oferta de vagas.

Ano da defesa: 2018

Arquivo: Republica-Facil.pdf

 

 

 

Título: Troca Aqui: Sistema web para auxílio da realização de trocas de serviços

Autores: Ana Laura Johann Chaves Resende, Gabriel Aguiar Amaral, Ingrid Costa Vasconcelos

Orientadores: Luís Augusto Mattos Mendes, Michael Ferreira da Silva

Resumo: O cenário econômico brasileiro encontra-se em recessão desde 2014. Diante dessa realidade, torna-se mais difícil contratar um serviço. Para solucionar esse problema, propõe-se uma análise de modelos alternativos que são aplicados na relação de contratos de serviços, como por exemplo, o consumo colaborativo. Ele possibilita a troca de experiências, informações, serviços e produtos. Nesse contexto, surge o Troca Aqui, um sistema web para troca de serviços. Esse sistema tem como objetivo oferecer alternativas para contornar a crise existente no país uma vez que a obtenção de serviços é feita pela troca, sem onerar nenhuma das partes envolvidas.

Ano da defesa: 2018

Arquivo: Troca-Aqui.pdf

 

 

 

Título: QuansquiSobra – Sistema de auxílio na gestão de resíduos

Autores: Maria Clara de Araújo Gontijo, Natán Julián Maciel Barzola Tabraj

Orientadores: Luís Augusto Mattos Mendes, Maria de Lourdes Couto Nogueira

Resumo: Atualmente, se tem discutido a respeito de preservação do meio ambiente. Entretanto, após muitas análises e discussões foi possível notar que as indústrias de confecção de vestuário contribuem significativamente para a degradação do ecossistema. Ademais, como consequência do significativo expoente de crescimento do setor têxtil, a geração de resíduos também cresceu proporcionalmente. Os sistemas de informação, por sua vez, têm auxiliado na otimização dessa sustentabilidade. Diante disso, o projeto visa desenvolver um sistema web, utilizando PHP e MySQL, capaz de propiciar a gestão de resíduos têxteis produzidos pela indústria do vestuário na cidade de Divinópolis, Polo da Moda e Confecção do Centro-Oeste de Minas Gerais. Assim sendo, o sistema QuansquiSobra tem como objetivo conferir ao usuário uma identificação adequada, dos resíduos sólidos produzidos por sua indústria, conforme fica estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Ano da defesa: 2018

Arquivo: QuansquiSobra.pdf

 

 

 

Título: SmartFood – Sistema de gerenciamento de pedidos

Autores: Jhonatan Gomes Mendonça, Laís Santiago Silva

Orientadores: Breno Martins da Costa Corrêa e Sousa, Álisson Marques da Silva

Resumo: A agilidade no atendimento, sendo essencial para qualidade, é de suma importância para o consumidor. Um cliente insatisfeito provavelmente não retorna ao estabelecimento e comenta sobre o serviço, o que prejudica a imagem da empresa. Dentro desse contexto, no intuito de flexibilizar o atendimento, o SmartFood propõe um gerenciamento de pedidos dinâmico, realizado por meio de quaisquer dispositivos móveis. Nesse sistema, o cliente tem acesso a um cardápio digital, a partir do qual pode realizar seus pedidos direto da mesa.

Ano da defesa: 2018

Arquivo: SmartFood.pdf

 

 

 

Título: Rank Me Up: Sistema web para auxílio de formação de equipes

Autores: Jonas Soares de Alcântara, João Pedro Soares de Alcântara

Orientadores: Breno Martins da Costa Corrêa e Sousa, Alberto Pena Lara

Resumo: Counter-Strike: Global Offensive é um jogo no qual as pessoas competem para subir de patente que, por sua vez, reflete a habilidade dos jogadores. Nem toda a base de jogadores desejam melhorar suas habilidades, o que gera conflitos de interesses dentro do jogo, de forma a prejudicar o trabalho em equipe, essencial no jogo. Nesse contexto, o Rank Me Up oferece um sistema para formação de equipes que permite aos usuários avaliar o comportamento de seus companheiros antes de ingressar em uma partida.

Ano da defesa: 2018

Arquivo: Rank-Me-Up.pdf

 

 

 

Título: Meu Possante: Sistema web para gerenciamento de gastos de carros e motocicletas

Autores: Bruno da Silva Macedo, Leonardo Geraldo Barbosa, Silvanderson Martins dos Santos

Orientadores: Breno Martins da Costa Corrêa e Sousa, Thiago Magela Rodrigues Dias

Resumo: As políticas de estímulo ao transporte individual permitiram que mais famílias passassem a utilizar carros e motos no cotidiano, mas é preciso ter cuidado para que despesas de manutenção do veículo não prejudiquem o orçamento familiar. O sistema de gerenciamento de veículos mostra os custos, locais de abastecimentos, preço de combustíveis, além da criação de lembretes para manutenções preventivas e pagamentos relacionados ao veículo.

Ano da defesa: 2018

Arquivo: Meu-Possante.pdf

 

 

 

Título: Recicle: Uma plataforma para apoio à coleta seletiva de lixo

Autores: Átila Rafael Fernandes, João Pedro Ribeiro Viana, Josoé Santos Queiroz

Orientadores: Álisson Marques da Silva, Thiago Magela Rodrigues Dias

Resumo: Maximizar a quantidade de resíduos que são reciclados é muito importante para o meio ambiente. Com o crescimento populacional essa necessidade se torna cada vez mais expressiva, já que a produção de lixo também se expande com a população. A classe geradora de lixo mais negligenciada é a residencial, que tem acesso a serviços de coleta seletiva restrita a uma minoria e pouco contato com catadores de resíduos, que se mostram de extrema importância para a realização da reciclagem. A partir desse cenário, esse trabalho realiza uma aplicação com o intuito de otimizar o processo de reciclagem. A aplicação, chamada Recicle, funciona a partir de solicitações de coleta feitas pela população e atendidas por catadores cadastrados, disponibilizando mais materiais para reciclagem.

Ano da defesa: 2018

Arquivo: Recicle.pdf

 

 

 

Título: Grêmio&Ação: Sistema de gerenciamento de agremiações

Autores: Larissa Maria Silva Rosa, Lucas Sousa Vieira, Mayrane Caroline Batista Ribeiro

Orientadores: Marcelo Caramuru Pimentel Fraga, Hewerton Luís Pereira Santiago

Resumo: As instituições de ensino possuem grupos estudantis, denominados grêmios, que são responsáveis por defender os direitos dos estudantes em diversas esferas sociais. Além de incentivar a discussão e participação dos integrantes de suas próprias escolas, os grêmios poderiam ir além de suas instituições caso pudessem trocar informações com outras agremiações existentes no país. Desta forma, poderiam compartilhar experiências, com aumento do seu campo de participação e influência. Entretanto, essa facilidade de comunicação ainda não existe de maneira acessível e eficiente. Este trabalho propõe um sistema web que gerencia agremiações de maneira eficaz e simplificada, com melhor interação entre grêmios e alunos.

Ano da defesa: 2018

Arquivo: Gremio-Acao.pdf

 

 

 

Título: TechFish – Software de auxílio a gerência de ambientes pesque e pague

Autores: João Antônio Oliveira Pedrosa, Luiz Henrique Rodrigues Silva, Miguel Rodrigues Guimarães de Oliveira

Orientadores: Marcelo Caramuru Pimentel Fraga, Hewerton Luís Pereira Santiago

Resumo: A pesca está presente na vida do ser o humano há centenas de anos, seja na forma de subsistência ou na forma esportiva. Com o aumento das zonas urbanas, e uma expansão do mercado de pesque e pagues, surge a necessidade da modernização e da criação de sistemas que atendam esse tipo de empreendimento. Esse trabalho propõe o desenvolvimento de um software para auxiliar no gerenciamento de lojas com pesque e pague. Nesse sistema é possível gerenciar as transações de compra e venda feitas pela loja, podendo assim ter dados de movimento bancário, controle de estoque, e outras informações necessárias ao gerenciamento de uma loja, tais como cadastro de clientes, produtos, funcionários, e fornecedores. Ademais, funções completas para a manutenção de um pesque e pague também estão implementadas, possibilitando assim o controle dos tanques. Todas essas funções permitem uma maior eficiência, velocidade e confiabilidade na administração do estabelecimento.

Ano da defesa: 2018

Arquivo: TechFish.pdf

 

 

 

Título: Mais Vitrines: Sistema de promoções para lojas físicas

Autores: Joana Cecília Souza Salomé, Sofia Anita Miranda, Stéfani Carolina Diniz

Orientadores: Thiago Magela Rodrigues Dias, Michael Ferreira da Silva

Resumo: O modo de compra do consumidor mudou de forma significativa nos últimos anos. Sistemas de e-commerce trouxeram facilidades consideráveis para aquisição de uma mercadoria. Neste cenário, lojas de endereço físico precisam buscar soluções que atraiam os clientes e consigam manter uma boa posição em relação ao comércio eletrônico, seja em relação à comodidade ou ao preço. Para isso, é fundamental que o comércio físico inove tanto na maneira de se relacionar com o cliente como na forma de divulgação de seu produto. Pensando nisso, surge o Mais Vitrines, um sistema de divulgação de mercadorias para as lojas físicas. Através dele, o consumidor terá mais comodidade para buscar o produto ou loja que deseja, além de ser um meio que possibilita uma maior interação entre o cliente e a loja.

Ano da defesa: 2018

Arquivo: Mais-Vitrines.pdf

 

 

 

Título: WEBCult: Sistema para gerenciamento de eventos culturais

Autores: Álvaro Cândido Teodoro de Faria Martins, Plínio de Oliveira Marra, Sabrina Marcela Costa Manso

Orientadores: Rodrigo Reis Pereira, Marcelo Caramuru Pimentel Fraga

Resumo: A cultura está intimamente relacionada com o território, a civilização e todas as relações interpessoais. Neste contexto, o incentivo à cultura dentro do ambiente escolar é de fundamental importância para a formação social do indivíduo. Nesse sentido, o projeto Cesta Cultural, realizado na unidade de Divinópolis do CEFET-MG busca a aproximação de instituições e comunidade do ambiente cultural. Atualmente, a administração da Cesta Cultural é feita sem o uso de ferramentas para auxiliar no processo das atividades que ocorrem desde a inscrição até a realização de uma apresentação em si. Tendo em vista este problema, este trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema on-line capaz de automatizar as tarefas relacionadas à gerência de eventos culturais. O sistema permite o gerenciamento de eventos culturais em geral, levando em consideração os aspectos desde a inscrição dos usuários e agendamento de apresentações, até a publicação de conteúdo produzido digitalmente, facilitando a realização de tais eventos.

Ano da defesa: 2018

Arquivo: WEBCult.pdf

 

 

Título: AniMaps: Um sistema de informação geográfica para a adoção de animais

Autores: Thales Santos Batista, Victor Santos Batista, Vitor Ikeda de Faria

Orientadores: Rodrigo Reis Pereira, Thiago Magela Rodrigues Dias

Resumo: Atualmente, diversas instituições realizam o acolhimento de animais abandonados. Entretanto, mesmo com o crescente aumento pela busca de pets, muitos ainda permanecem à espera de adoção. Nesse âmbito, o foco deste projeto está no desenvolvimento de um software que visa facilitar o processo adotivo por meio do geoprocessamento. Além disso, os usuários poderão divulgar animais achados ou perdidos a fim de diminuir o índice de animais nas ruas.

Ano da defesa: 2018

Arquivo: AniMaps.pdf

 

 

 

Título: EasyMapFactory: Uma plataforma para a geração de mapas a partir de geocodificação de endereços

Autores: Guilherme Amâncio Sudário, Mariana Evangelista Coelho

Orientadores: Rodrigo Reis Pereira, Marcelo Caramuru Pimentel Fraga

Resumo: No presente cenário de um mundo cada vez mais dinâmico, o uso de tecnologias de apoio à tomada de decisão contribui significativamente para a obtenção de melhores resultados. Nesse âmbito, o uso de Sistemas de Informações Geográficas proporciona a representação dos mais variados fenômenos e permite a visualização e a análise dos dados coletados de maneira descomplicada. Para isso, um dos recursos mais utilizados é o mapa. Um mapa ilustra informações de forma simples e objetiva sem deixar de retratar toda a complexidade e o local de ocorrência de um evento. Diante disso, este trabalho se propõe a facilitar a geração e manutenção de mapas que auxiliem na compensação de diversos tipos de dados, com suporte de geocodificação de endereços.

Ano da defesa: 2018

Arquivo: EasyMapFactory.pdf