MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

2015

Última modificação: Quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Título: ADA – Administrando o Desempenho do Aluno

Autores: Anna Paula da Silva Melo, Felipe Caetano Campagnani, Franciscone L. Almeida Júnior, Túlio César Sanches

Orientadores: Michel Pires da Silva

Resumo: Em várias instituições no Brasil existem sistemas de gerenciamento acadêmico online, no qual sua funcionalidade básica é o acompanhamento do desempenho acadêmico. As funções básicas deste tipo de sistema são o lançamento de notas, material escolar, consulta do boletim, entre outras. A necessidade de um sistema que consiga gerenciar toda uma instituição surgiu pois as mesmas enfrentam muitas dificuldades para manter o controle, eficácia e a demanda, como a perda de boletins e diários de professores e alunos. Muitos estabelecimentos de ensino utilizam sistema acadêmico, como exemplo temos o “Qualidata” utilizado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, em que o aluno faz seu login através do seu número de matrícula e senha, tendo acesso à boletim, diário, material escolar, entre outros módulos; e o “Unifal”, sistema acadêmico utilizado pela Universidade Federal de Alfenas, em que o processo é similar. O que diferenciará o ADA dos demais sistemas, além de seu visual leve e atrativo, é a possibilidade do aluno ou professor poder acessar o sistema através de qualquer dispositivo com acesso à internet. O ADA será desenvolvido em ambiente web e a permissão para acesso consiste em três tipos de usuários distintos: aluno, professor e administrador.

Ano de defesa: 2015

Trabalho completo

 

 Título: Colibri – Software de Gerenciamento de Coleções Literárias

Autores: Fernanda Aparecida Rodrigues Silva, Maria Júlia Silva Bechelane, Orlando Enrico Liz Silvério Silva

Orientadores: Daniel Morais dos Reis, Rodrigo Alves dos Santos

Resumo: Uma pesquisa foi realizada com alunos de 14 a 17 anos no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, no campus Divinópolis, e teve como resultado a preferência desse público por literatura do gênero Fantasia/Aventura. Como são esses os livros mais adquiridos atualmente e que servem de inspiração para a produção de jogos, filmes e séries, o Colibri abarcará uma quantidade significativa de usuários. O software surgiu da necessidade de um espaço propício para debates literários que, ao mesmo tempo, possibilitasse a circulação de livros entre os usuários. Para se chegar a isso, foram analisados os produtos já existentes voltados para a área contemplada que, por sua vez, não possuem uma utilização contínua de seu público. Portanto, o Colibri consiste em um software online que permitirá aos usuários gerenciar suas coleções literárias de obras de um gênero específico, efetuar transações com elas e interagir com iguais acerca de um determinado assunto relacionado a esse universo literário. A modelagem foi realizada por meio de diagramas como o de caso de uso e de classes, modelo de entidade e relacionamento, de comunicação, de atividades e questionários para levantamento de requisitos. As linguagens utilizadas na implementação do programa foram Java, para o desenvolvimento da aplicação e SQL para a criação e manipulação do banco de dados. Ao final do trabalho, pretende-se hospedar o sistema de gerenciamento de coleções literárias em um servidor para que qualquer um que possua o seu endereço eletrônico possa acessar. Por ser um projeto com foco não somente na produção de software, mas também na força da literatura e a interação que pode ser gerada em torno dela, um ganho representativo é o estabelecimento de uma ponte entre o público alvo e os livros. Introduzir a leitura no cotidiano favorece o surgimento do interesse pela área.

Ano de defesa: 2015

Trabalho completo

 

 

Título: GEO – Gerenciamento de Estágios Online

Autores: Gustavo Costa Ferreira, Letícia Raquel de Oliveira, Vitor Costa Ferreira, Willian Gonçalves Gontijo

Orientadores: Eduardo Habib Bechelane Maia, Willyan Michel Ferreira

Resumo: O setor de Estágio do CEFET-MG – Campus V possui uma demanda antiga de informatização do seu processo de gerenciamento de estágio. Nas questões de gerência de estágio, o mercado carece de soluções eficientes ou acessíveis. Para o CEFET-MG, as soluções em informática existentes, como o Gerência Nacional de Estágios (GNESP), Sistema de Gerenciamento de Estágio (SGE) e o Sistema de Gerenciamento de Estágio (FEB), atendem apenas parte da demanda desse setor, ou então, se encontram restritas à uso das universidades desenvolvedoras. Foi pensando na solução desses problemas que se desenvolveu o Gerenciamento de Estágios Online (GEO). O sistema possui a finalidade de reduzir as fichas de formulários e relatórios e acúmulo de papel, além de facilitar o trabalho do servidor responsável pelo gerenciamento dos arquivos. O sistema provém um maior acompanhamento de todo o processo por alunos, orientadores, empresas bem como a situação dos documentos referentes aos estágios. Desse modo, o GEO visa tornar mais hábeis as ações do setor de Estágio, uma vez que o sistema oferecerá recursos como auto cadastro, inserção e recuperação de documentos no sistema através da internet. Esse sistema é uma aplicação web desenvolvida para o gerenciamento de estágios do CEFET-MG, que visa atender à demanda apresentada. A modelagem do sistema foi realizada por meio de diagramas, como o de caso de uso e o de classes, modelo de entidade e relacionamento, dicionário de dados e entrevistas para levantamento de requisitos. As linguagens utilizadas na implementação do programa foram Java EE, para o desenvolvimento da aplicação, e SQL para a criação e manipulação do banco de dados. O resultado é um sistema web operacional, desenvolvido nos preceitos da demanda apresentada e passível de ser agregado à instituição CEFET-MG. Quanto a geração de informação, os relatórios parciais e o relatório final apresentam detalhes sobre a contextualização do software na instituição CEFET-MG, o seu desenvolvimento, motivações, diagramação do sistema, o GEO em relação a outros sistemas e diversos aspectos particulares do projeto. Na conclusão do projeto foi possível apresentar um sistema web que atende com completude as metas estabelecidas na fase de planejamento do software.

Ano de defesa: 2015

Trabalho completo

.

Título: LinkDoc

Autores: Arthur Gomes Batista de Souza, Bianca dos Reis Santos, Ítalo Augusto Silva Ferreira, Jade Moreira

Orientadores: Michel Pires Silva

Resumo: Há alguns anos, a sociedade tem se preocupado cada vez mais com a saúde. Com base nessa premissa, esforços empresariais e de pesquisas, tem apresentado tecnologias que tratam dessa dificuldade. Neste contexto, este projeto define sob a perspectiva do bem-estar uma solução Web, cujo objetivo é auxiliar no controle da saúde do usuário e de seu desenvolvimento em atividades esportivas. Além disso, busca apresentar as funções de cada profissional da área da saúde. Tendo ainda, um ambiente multifuncional para os usuários, além de gerar a integração das pessoas nessa rede social de saúde, seja essa usuária normal ou profissional da saúde, para que assim, não ocorra mais aquele contanto impessoal e muitas vezes seco entre essas classes. Com base nesses aspectos foi criado uma solução em Web, com o nome LinkDoc. Pelo sistema conectar os usuários – Link- aos profissionais capacitados –Doc.-. Sendo assim, foi produzido o software LinkDoc para auxiliar as pessoas a alcançarem alguns resultados desejados. Como, a geração de gráficos para o controle de doenças e a evolução do físico da pessoa. Além de apresentar grupos para que ocorra a socialização dos usuários. E ainda, uma área informativa para entender melhor a função de cada profissional. Dessa forma o LinkDoc tem o intuito de motivar os usuários a melhorarem a sua saúde, seja através de gráficos de desenvolvimentos, mensagens motivacionais ou comentários em grupos.

Ano de defesa: 2015

Trabalho completo

 

 

Título: MS Commerce

Autores: Fernando Gomes, Lucas Souza Sales, Marcos Vinícius Moreira, Rafael Fernandes F. Quadros

Orientadores: Vinicius de Oliveira Santos

Resumo: N/A

Ano de defesa: 2015

Trabalho completo

 

 

Título: Produtive: Software para Gestão de Relacionamento entre Funcionários e Empresa.

Autores: Cláudio Tarcísio Pires, Michel Leonardo Amaral, Núbia Kellen Mascarenhas Fernandes, Wellington de Souza Oliveira

Orientadores: Luís Augusto Mattos Mendes

Resumo: O sistema Produtive apresenta-se como uma alternativa para os problemas internos de uma determinada empresa. O software foi construído para atender as demandas existentes internamente como falhas na comunicação entre os colaboradores, o que dificulta o trabalho e torna toda e qualquer tarefa que depende de comunicação entre setores, totalmente inviável de ser realizada sem o uso de uma ferramenta de comunicação e controle de tarefas. Com o uso de um Sistema de Informação será possível tratar a produtividade de cada colaborador. Possibilitando aos gestores ter acesso a dados que tem como finalidade analisar o rendimento e a produtividade do funcionário. O Produtive é um software diferenciado onde possui pontos positivos de variados tipos software desse seguimento de forma aprimorada, mesclado com funcionalidades únicas.

Ano de defesa: 2015

Trabalho completo

 

 

Título: SALVA -VIDAS

Autores: Bárbara Emmanuelle Lacerda de Moura, Iann Gabriel de Lima, Lorna Carolina Araújo de Sousa

Orientadores: Daniel Morais dos Reis, Adriano Guimarães Parreira

Resumo: A doação de sangue é, nos dias atuais, um problema de interesse mundial e as estatísticas da OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que em todo o mundo, as doações não acompanham o aumento de transfusões. Generalizando estas estatísticas ao estado de Minas Gerais, percebe-se que, as doações representam um valor de 1,41% em relação à população, o que é inferior à média nacional de 1,7% e ao porcentual recomendado pela OMS, 3% a 5% em relação à população. Em todo o estado é promovido ações de captação de doadores de sangue e medula óssea, e junto a elas, é essencial a difusão de informações e conhecimento de toda a sociedade sobre a demanda das doações e de todo seu processo, além disso, também é importante a adesão da população em campanhas. E devido a essa necessidade de divulgar informações e tendo em vista o crescimento expressivo do número de usuários de Tablets, Smartphones e computadores no país conectados à internet, propõem-se neste trabalho o desenvolvimento de uma aplicação Web como uma ferramenta alternativa para a divulgação de campanhas e convite da população para doações de sangue e cadastro de possíveis doadores.

Ano de defesa: 2015

Trabalho completo

 

 

 

Título: SGSG: Sistema para Gestão de Seminários de Graduação

Autores: Clara Lacerda Pardini, Léon David Fernandes, Neillon Cesar Medeiros Moura

Orientadores: Willyan Michel Ferreira, Eduardo Habib Bechelane Maia

Resumo: Ao recorrer ao setor responsável pelos seminários de graduação no CEFETMG, notou-se a necessidade da informatização dos processos realizados no mesmo. O Sistema para Gestão de Seminários de Graduação (SGSG), sistema em desenvolvimento, é um módulo web programado pra atender as demandas do CEFET-MG Campus V. Ele irá informatizar todo o processo de gerenciamento de seminários de graduação, além de aperfeiçoar todo o serviço que antes era feito manualmente. Dessa forma, o gerenciamento dos seminários será mais eficiente e seguro, uma vez que o sistema fornecerá a padronização da gerência desses processos.

Ano de defesa: 2015

Trabalho completo

 

 

 

Título: SimSUS

Autores: Álvaro Martins Espíndola, Helise de Assis Almeida, Maria Teresa Menezes, Costa

Orientadores: Daniel Morais dos Reis, Cláudia Di Lorenzo Oliveira Mendes, Eduardo Habib Bechelane Maia

Resumo:

Ano de defesa: 2015

Trabalho completo

 

 

 

Título: SMODE SYSTEM

Autores: Breno Clarkes Pereira Gonçalves, Gabriel Martins Silva, Kamila Trivelato Ferreira, Matheus Antonio do Nascimento

Orientadores: Tales Henrique José Moreira

Resumo: A instituição de ensino CEFET-MG possui o setor de Serviço Médico Odontológico e de Enfermagem (SMODE), responsável por atender, avaliar e prestar assistência médica a alunos e servidores. Porém, mesmo sendo este um setor de grande importância, ainda não se encontra informatizado, estando sujeito a uso excessivo de papel. A partir dessa demanda surge o SMODE SYSTEM, cujo principal objetivo é propiciar um sistema de informação, melhorando os processos, podendo assim, acompanhar de maneira coesa os atendimentos e materiais/medicamentos utilizados. Estes era implementado em ambiente web e Mobile, sendo gerenciado por dois tipos de usuários distintos. São eles: atendente, capaz de realizar o cadastro dos atendimentos, consultar todas as informações, emitir relatórios referentes às suas atividades e o usuário administrador, capaz de realizar o cadastro de usuários, materiais/medicamentos, além das mesmas funções do paciente.

Ano de defesa: 2015

Trabalho completo

 

 

 

Título: Sistema de Gerenciamento de Concreteiras – TrackMix

Autores: Alexandre Magno Gonçalves Amorim de Oliveira, Gabriel Teixeira Mesquita

Orientadores: Eduardo Habib Bechelane Maia

Resumo: O projeto apresentado neste documento é o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento para concreteiras, com foco nas necessidades da empresa alvo, a Cimentão Concretos. Esse sistema objetiva substituir as atuais planilhas que são utilizadas pela empresa, padronizar e agilizar a inserção de dados, automatizar grande parte desse processo e evitar falhas na empresa, causadas por esses problemas. O desenvolvimento do software contou também com entrevistas aos gerentes da empresa em questão para que fosse esclarecido o problema e encontrada a melhor solução dentro dos limites da proposta inicial. Também foram feitas várias visitas à sede da Cimentão, com finalidade de entender o cotidiano desta e aproveitar o conhecimento adquirido para otimizar e agilizar o manuseio do sistema pelos usuários. A modelagem foi realizada através dos diagramas de Caso de Uso, Classes, Implantação e os Modelos de Entidade Relacionamento Conceitual e Físico. As linguagens utilizadas na implementação do programa foram o JSF, Java e MySQL. As ferramentas utilizadas para o desenvolvimento foram o NetBeans, o MySQL WorkBench e o iReport.

Ano de defesa: 2015

Trabalho completo

 

 

 

Título: Sistema de Recomendação de Receitas Saudáveis – Tudo Saudável

Autores: Ana Beatriz Silveira Assis, Larissa Costa Vieira, Thaís Rita Silva Rosa

Orientadores: Willyan Michel Ferreira

Resumo: Sistemas de recomendação são mecanismos que vem ganhando força na área de Recuperação da Informação (RI) aplicada à Web, a qual envolve a aplicação de métodos computacionais no tratamento da informação para avaliar em que medida a Ciência da Computação contribui para o avanço da Ciência da Informação. Nesse âmbito, encontram-se sistemas voltados a diversos assuntos, tais como filmes, livros, músicas e todo tipo de comércio online. Contudo, considerando-se a crescente preocupação dos brasileiros com a saúde e principalmente com seus hábitos alimentares, nota-se a falta de um sistema que recomende opções para tornar receitas culinárias, assunto de diversos sites especializados, em mais saudáveis. É nesse contexto que surge o Sistema de Recomendação de Receitas Saudáveis – Tudo Saudável, um sistema que possui por principal intuito estimular a mudança dos hábitos alimentares dos brasileiros. Através da coleta, tratamento e desambiguação dos ingredientes mais presentes nas receitas culinárias encontradas no site Tudo Gostoso, foram elaboradas recomendações, a partir do valor calórico encontrado de cada ingrediente, proporcionando assim uma opção mais saudável ao usuário que procura manter uma alimentação balanceada, dentro dos limites calóricos indicados pelos nutricionistas.

Ano de defesa: 2015

Trabalho completo

 

 

Título: Vacina.com – Software com interface para o ensino sobre imunobiológicos e doenças imunopreviníveis para os estudantes da área da saúde

Autores: André Almeida Gonçalves, Júlia Elias Morato, Nathália Cristian Ferreira de Oliveira

Orientadores: Daniel Morais dos Reis e Letícia Helena Januário

Resumo: Trata-se de um software interativo de linguagem acessível, que disponibiliza informações e soluções práticas para os problemas ou dúvidas mais comuns no dia-a-dia dos profissionais responsáveis pela vacinação, proporcionando um meio alternativo de ensino e aprendizagem. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o objeto de pesquisa do projeto e posteriormente, definidas as ferramentas a serem utilizadas na implementação da aplicação. O software foi produzido na linguagem Java e se mostra como uma ferramenta com capacidade para auxiliar na reparação da demanda de formação dos profissionais da área da saúde.

Ano de defesa: 2015

Trabalho completo