MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

2017

Última modificação: Terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Título: AthenSoft – Software de auxílio a gerência para oficinas mecânicas

Autores: João Vitor Alves Morais, Luiz Otávio Andrade Soares, Matheus Gomes Sales,

Orientadores: Leonardo Andrade Motta de Lima, Luís Augusto Mattos Mendes

Resumo: O ramo empresarial de oficinas mecânicas ganhou notoriedade nos últimos anos no âmbito nacional com o aumento, em progressão geométrica, da frota de carros no Brasil. As oficinas, assim como outras empresas, realizam várias funções manualmente e de forma repetitiva. Os sistemas de informação têm auxiliado na otimização desse trabalho. Diante disso, o projeto visa desenvolver um sistema web utilizando PHP, MySQL para banco de dados e Bootstrap como framework, capaz de gerenciar as tarefas de uma oficina mecânica. Assim sendo, o sistema AthenSoft tem como objetivo satisfazer as necessidades de uma oficina automotiva, através de uma aplicação para gerenciar as funcionalidades organizacionais da empresa.

Ano de defesa: 2017

Trabalho completo

 

Título: Bombeiro Mirim– Uma plataforma educativa de apoio à aprendizagem

Autores: João Vítor de Morais Rocha, Pablo Henrique Marques, Thales Aparecido Silva Elias

Orientadores: Álisson Marques da Silva, Thiago Magela Rodrigues Dias

Resumo: Pretende-se, através da construção de uma plataforma educativa, auxiliar os professores do projeto Bombeiro Mirim durante o período de ensino do curso tanto em quesitos de inovação do ensino quanto em identificar as dificuldades dos alunos. Espera-se que com a utilização da aplicação, as crianças se interessem mais pelas aulas lecionadas na corporação. A plataforma contará com jogos e desafios que estimulem o raciocínio e a criatividade das crianças, de forma que os alunos apliquem os conteúdos aprendidos no decorrer do curso.

Ano de defesa: 2017

Trabalho completo

 

Título: Brigativa: desenvolvimento de uma aplicação web para o gerenciamento de brigadas de incêndio

Autores: André Luís Ribeiro, Lucas Augusto Niess Soares Fonseca, Thiago Darlan Silva Fonseca

Orientadores:  Álisson Marques da Silva, Thiago Magela Rodrigues Dias

Resumo: Este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de recursos e emissão de alertas de emergências para brigadas de incêndio. As brigadas de incêndio representam um importante componente de uma organização e tem como principal função a prevenção de emergências e também o combate caso esse tipo de evento ocorra. No artigo, são descritas as funcionalidades da aplicação e a metodologia de desenvolvimento, juntamente as principais contribuições do aplicativo no gerenciamento de uma brigada de incêndio e para os seus demais usuários.

Ano de defesa: 2017

Trabalho Completo

 

 

Título: Coruja: Sistema de apoio a gestão pedagógica da Coordenação Pedagógica do CEFET-MG campus Divinópolis

Autores: Alberto Elias Do Amaral Júnior, Anthony Alves Rabelo, Leonardo Amorim de Sena

Orientadores: Marcelo Caramuru Pimentel Fraga, José Maurício Costa

Resumo: A gestão pedagógica é uma das atividades pelas quais a Coordenação Pedagógica (CP) é responsável. Com base na demanda dos membros da CP do CEFET-MG e na pesquisa de mercado feita neste trabalho, nota-se que a gestão pedagógica carece de sistemas que as auxiliem na realização das atividades de acompanhamento e identificação dos estudantes, uma vez que ambas são feitas manualmente. Por isso, este trabalho visa desenvolver um Sistema Web para auxiliar na gestão pedagógica com base nos requisitos apresentados pela CP do CEFET-MG campus Divinópolis. Espera-se que o sistema resolva os problemas levantados pelo órgão, suprindo a carência por um software nos âmbitos apontados.

Ano de defesa: 2017

Trabalho Completo

 

 

Título: Dash Training: Sistema de Gerenciamento de Treino para Musculação

Autores: Jackeline Evellyn Teixeira, Leandro Diniz Silva, Rafael Tavares Machado ,

Orientadores: José Maurício Costa , Marcelo Caramuru Pimentel Fraga

Resumo: A população está se conscientizando cada vez mais sobre a importância das atividades físicas e os sistemas de informação podem auxiliar nessa tarefa. O Dash Training é um sistema que propõe o gerenciamento dos treinos de atletas de forma simples, estimulando o esportista a manter sua rotina regular de treinos. Nesse sistema o acesso à ficha de treino pode ser feito independente da localização do atleta, permitindo o acompanhamento remoto do esportista por seu instrutor. O sistema conta ainda com um design responsivo permitindo seu uso em dispositivos diversos, tais como tablets, smartphones, notebooks, etc.

Ano de defesa: 2017

Trabalho completo

 

 

Título: Easy Question

Autores: Antônio Carlos Fonseca Filho, Maria Victória Máximo Ribeiro, Thiago Salles Santos

Orientadores: Marcelo Caramuru Pimentel Fraga, Luan Soares Oliveira

Resumo: Elaborar boas avaliações escolares é um desafio que requer diversas mudanças por parte do professor. Em diversas pesquisas foi constatado que o educador gasta bastante tempo na elaboração de exames, que as vezes não avaliam o aluno de maneira eficaz. Nesse cenário, foi desenvolvida uma aplicação Web colaborativa, que permite a criação de atividades avaliativas, juntamente a opção de embaralhar questões e gerar vários modelos de provas. Na criação dessa plataforma foi utilizado JavaScript, jQuery, HTML, CSS, MySQL, PHP e foi feita no NetBeans IDE 8.2. Dessa forma, este sistema pode otimizar o trabalho do educador, tornando a construção de exercícios mais rápida e eficiente.

Ano de defesa: 2017

Trabalho completo

 

 

Título: e-Note: Software de apoio à gestão e ao planejamento acadêmico

Autores:  Laura Amâncio da Cruz, Laura Ferreira Santos, Leandro Arcanjo F. da Silva

Orientadores: Luan Soares Oliveira, Marcelo Caramuru Pimentel Fraga

Resumo: A organização no agendamento de atividades acadêmicas é essencial para o alcance dos objetivos pessoais e institucionais de ensino. Nesse contexto, o projeto e-Note pretende sistematizar parte do planejamento das aulas, disponibilizando uma agenda para o compartilhamento de informações pertinentes para cada turma. Para tanto, foram utilizadas as linguagens PHP e javascript, além do Sistema de Gerenciamento de Banco de dados Mysql. Com o desenvolvimento desse software pretende-se agilizar parte do planejamento das aulas, bem como evitar que os alunos sejam sobrecarregados.

Ano de defesa: 2017

Trabalho completo

 

 

Título:  HomEasy – Portal para Construção Civil

Autores: Igor Geraldo Francisco Corrêa, Marcela Santos Salgado, Vitor Antonio de Lima,

Orientadores: Luan Soares Oliveira, Thiago Magela Rodrigues Dias

Resumo: Há tempos o desempenho do ramo da construção civil permanece ao lado da economia brasileira. Desse modo, o mercado de trabalho desse campo é periódico, alternando-se em etapas de alta e baixa procura. Além disso, ao falar sobre a construção de um imóvel, imediatamente se pensa em uma atividade complicada. Por conseguinte, esse projeto tem como objetivo, através de um software funcional, oferecer oportunidades de trabalho para profissionais de construção civil, além de auxiliar os usuários a encontrá-los, de modo a economizar tempo e garantir o nível de qualidade desejado. Para tal, foi desenvolvido um sistema web por meio de linguagens e ferramentas de programação, como, JavaScript, PHP, HTML e CSS. Dessa maneira, o software prevê a concretização de um sistema que auxilie a divulgação de profissionais e a praticidade do cliente que os procuram.

Ano de defesa: 2017

 Trabalho completo

 

 

Título: Mercury Docs – Sistema de Gerenciamento de Documentação

Autores: Maicon Santos Rodrigues, Marceliany Gonçalves Larangote

Orientadores: Leonardo Andrade Motta de Lima, Luís Augusto Mattos Mendes

Resumo: Nos dias atuais, economizar tempo em processos realizados dentro de uma empresa é sinônimo de dinamismo produtivo e economia monetária. Nesse contexto, apresentamos o sistema Mercury Docs, que visa diminuir gasto com manutenção dos mecanismos utilizados para impressão de documentos além de propiciar maior segurança e rapidez na documentação que circula entre os setores de uma empresa. Onde, através de um sistema web será possível realizar o envio e recebimento de forma dinâmica e rápida sem desconforto visual perante arquivos físicos.

Ano de defesa: 2017

 Trabalho completo

 

 

Título: O Que Tem Pra Hoje – Sistema de Busca de Receitas com Base nos Ingredientes Disponíveis

Autores: Giovanna Samires Ferreira, Karoline Silva, Luan Liduário Silva

Orientadores: Michael Ferreira da Silva, Thiago Magela Rodrigues Dias.

Resumo: O sistema em desenvolvimento utilizará um modo de busca por receitas, no qual usuário informa os ingredientes de sua despensa como parâmetros de pesquisa, no lugar de procurar diretamente pelas receitas, o que muitas vezes pode não coincidir com o que há disponível. Tal modo é pouco explorado, porém, se apresenta como simples e prático. O sistema de busca proposto auxilia, indiretamente, no combate ao desperdício de alimentos, já que os usuários lançarão mão daquilo que já possuem e consumindo com mais eficácia. Ressalta-se ainda que, por se tratar de um sistema colaborativo, os usuários poderão contribuir para a manutenção do site. Preparar receitas com os ingredientes disponíveis na geladeira ou no armário; essa é a proposta do “O Que Tem Pra Hoje?”.

Ano de defesa: 2017

Trabalho completo

 

 

Título:  Plantei: Sistema web para troca de vegetais orgânicos

Autores: Ana Clara Rodrigues Diniz, Luís Augusto Menezes Costa, Sarah Cristina Dias de Oliveira

Orientadores:  Michael Ferreira da Silva, Thiago Magela Rodrigues Dias

Resumo: O cenário da agricultura atual apresenta dois contrastes. Se por um lado os cultivos convencionais são cada vez mais irrigados com fertilizantes químicos, os orgânicos não são acessíveis a todos. Assim, grande parte da população brasileira não apresenta bons níveis alimentares. Nesse contexto, surge o Plantei, visando tornar a alimentação do brasileiro mais saudável. Através de uma plataforma web, o usuário pode buscar por alimentos orgânicos que estão sendo doados e cadastrar suas próprias doações. A aplicação conta ainda com um design responsivo, permitindo seu uso em dispositivos móveis, como tablets, smartphones, dentre outros do gênero.

Ano de defesa: 2017

Trabalho completo

 

 

Título: Sistema de Gerenciamento Animal

Autores: Henrique Leão Fava, Iuri Theóphilo Reis, Mário Vitor Kern Xavier

Orientadores: Luan Soares Oliveira, Luís Augusto Mattos Mendes.

Resumo: Os animais, tanto domésticos quanto de criação, ganham cada vez mais espaço na sociedade atual. Logo, sua saúde e a gestão de seus cuidados torna-se de extrema importância. Tendo isso em vista, optou-se por desenvolver uma plataforma web que gerencie os cuidados de animais, reduzindo a necessidade de utilizar cartões de vacinação e outros meios não digitais. Para tal, foram utilizados calendários e controles de gastos. Finalmente, por meio do uso de linguagens voltadas para a programação na web e controle de banco de dados, foi desenvolvida uma plataforma que atenda as demandas dos usuários quanto às questões de cuidados de animais.

Ano de defesa: 2017

Trabalho completo

 

 

Título: Tô Nessa! Aplicação web voltada para o mercado de eventos

Autores: Leandro Vargas Esteves, Lucas Vinícius Pacheco

Orientadores: Thiago Magela Rodrigues Dias, Michael Ferreira da Silva

Resumo: Com o crescimento da internet, a publicidade vem obtendo maior alcance. Porém, observa-se que mesmo com um alcance cada vez maior, o mercado de divulgação de eventos ainda é uma área que poderia ser melhor explorada. Diante desse quadro, foi criado o “Tô Nessa!”, ferramenta que conectará os clientes e promoters de eventos, facilitando a divulgação de eventos e concedendo possíveis descontos aos clientes que vão a eventos. O desenvolvimento do “Tô Nessa!” foi feito em plataforma web, utilizando tecnologias atuais para o seu desenvolvimento. Com isso, espera-se que haja uma transformação positiva no mercado de eventos, uma vez que o Tô Nessa! se destaca de suas ferramentas semelhantes por suas características únicas.

Ano de defesa: 2017

Trabalho completo