MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

2016

Última modificação: Terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Título: API-DER

Autores: Vitor Bonfim de Castro Lima

Orientadores: Thiago Magela Rodrigues Dias, Michel Pires Silva

Resumo: Ferramentas que apresentam como objetivo o auxílio de aprendizagens em conteúdos didáticos vêm se apresentando, cada vez mais, uma opção para a dialética de professores. No entanto, em uma matéria específica da área da Informática, Banco de Dados, há muito poucos recursos voltados para este foco em particular. Tomando tal fato como ponto de partida, foi decidido desenvolver uma aplicação que agrega na gama de softwares relacionados a esse objetivo, e que venha ser uma ferramenta diferenciada em relação às outras já conhecidas. Desta maneira, a proposta aqui apresentada, expõe um software voltado para a construção de diagramas específicos, estudados na matéria de Banco de Dados, Diagramas de Entidade e Relacionamento, exibindo certas funcionalidades para desenhar tais diagramas com sucesso. Os modelos de diagramação criados pela aplicação seguem sempre uma notação padrão e específica já existente e criada por um especialista do ramo, diferentemente das outras ferramentas que seguem uma notação mais genérica. Portanto, o objetivo proposto nesse projeto é suprir essa necessidade na área abordada, sendo mais uma alternativa na dialética de um professor, por exemplo.

Ano de defesa: 2016

Trabalho completo

 

Título: Newpreço – Sistema Web Colaborativo

Autores:  Bruno Marra de Melo, Vitor Martins Soares

Orientadores: Willyan Michel Ferreira, Luís Augusto Mattos Mendes

Resumo: No mundo atual, cada vez mais a tecnologia faz parte da vida das pessoas. Notamos que o atual momento financeiro pelo qual passa o país, não favorece o gasto desregulado do dinheiro, nem o custo de tempo que temos ao fazer compras. Neste contexto, surge o Newpreço, visando disponibilizar uma forma de buscar produtos no comércio local. Através de um sistema colaborativo, o usuário pode analisar ofertas, artigos, gerar suas listas com os preços disponíveis nas lojas em sua região, além de participar do sistema, cadastrando ofertas que ele encontrar em algum estabelecimento, podendo ainda avaliar outras ofertas através de comentários. Conta ainda com um design responsivo, permitindo seu uso em dispositivos móveis, como tablets, smartphones, dentre outros do gênero.

 

Ano de defesa: 2016

Trabalho completo

 

Título: Elitek 2.0 – Simulador de consumo de energia elétrica

Autores:  Amanda C. X. de Almeida, Vinícius A. Campos, Márcio A. O. Junior

Orientadores: Vinícius Larêdo Henriques Duarte, Eduardo Habib Bechelane Maia

Resumo: Visando buscar alternativas para diminuir o consumo de energia elétrica, foi desenvolvido um aplicativo para dispositivos móveis com o objetivo de controlar os gastos elétricos residenciais. Percebeu-se que as contas de luz fornecidas pelas companhias são consideravelmente confusas e muitas vezes não trazem informações relevantes que poderiam contribuir para diminuir o consumo elétrico. Basicamente, o aplicativo permite ao usuário o acompanhamento do consumo de energia dos aparelhos elétricos de maneira específica ou geral com valores médios e exatos. Além disso, são apresentadas diversas dicas que após os cálculos, auxiliam o usuário a tomar medidas que evitem o gasto desnecessário de energia elétrica.

Ano de defesa: 2016

Trabalho completo

 

Título: Medical Mining

Autores:  Felipe Vieira Nunes, Vitor Silva de Freitas, Vitor Angelo Silva

Orientadores: Luan Soares, Thiago Magela Rodrigues Dias.

Resumo: Este artigo descreve o projeto Medical Mining, um portal que abrange e oferece conteúdos médicos para o usuário, tanto básicos quanto avançados. Com o surgimento de novas doenças dia após dia e consequente avanços médicos, profissionais da área da saúde devem ficar atentos a todas essas novas notícias. Muitas vezes, estes profissionais acabam procurando tais informações em outros veículos de comunicação, inclusive sites de publicações médicas. O problema é que a maioria desses sites que tem funções semelhantes ao Medical Mining não apresentam uma análise detalhada dos artigos científicos da área da medicina, apenas oferecendo informações resumidas. Com isso, Medical Mining vem com o propósito de agilizar e facilitar a pesquisa de artigos científicos em qualquer área da saúde, disponibilizando ao usuário facilidade na busca e localização de artigos completos sobre o que foi pesquisado, além de apresentar tabelas e gráficos acrescentando informações importantes ao assunto pesquisado. Tais funções que o portal promove são feitas a partir da adoção de técnicas de mineração de dados para melhoria nos resultados apresentados, além de uma pequena enciclopédia, por meio de um site na área da medicina.

Ano de defesa: 2016

Trabalho completo

 

 

Título: Chronos – Sistema de Planejamento Acadêmico

Autores:  Daniel Alves Sanches, Heron Nasser Quadros Souki

Orientadores: Leonardo Andrade Motta de Lima, Luís Augusto Mattos Mendes

Resumo: Quando falamos sobre a confecção de documentos de empresas e instituições sempre se pensa em um trabalho moroso e cansativo. A maior parte das instituições atuais depende fortemente da elaboração destes documentos e descartá-los não é uma opção. O artigo que segue trata sobre uma proposta para o desenvolvimento de um sistema para o gerenciamento e elaboração de Projetos de Curso, Planos de Curso e Planos de Aula de maneira prática e fácil. Estaremos falando sobre as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do software, além de mostrarmos alguns diagramas para um melhor entendimento do sistema. Serão apresentadas e explicadas algumas telas e funcionalidades do sistema, e será mostrado algumas ideias para implementações futuras no projeto.

Ano de defesa: 2016

Trabalho completo

 

 

Título: BoostWear: Simplificando e abreviando a forma de comprar e vender artigos de vestuário em Divinópolis.

Autores:  Bruno Teixeira Pereira, Lucas de Paulo Borges, Thúlio Ferreira Larangote

Orientadores: Breno Beirigo Alves, Eduardo Habib Bechelane Maia e Izaquiel Lopes de Bessas.

Resumo: Após uma entrevista com integrantes dos segmentos de compra e venda, e um estudo da área de comércio de vestuário em Divinópolis, percebeu-se que a forma de compras e vendas, desse setor se apresenta como um modelo antigo, demorado e dificultoso. O presente trabalho provê um site que possa informatizar todo o processo de negociação, e que possibilita a qualquer vendedor a capacidade de anunciar suas mercadorias, bem como modo que compradores e revendedores possam encontrar produtos de seu interesse com mais facilidade em menos tempo.

Ano de defesa: 2016

Trabalho completo

 

 

Título: EXATAmente: Plataforma de Pesquisa de Fórmulas das Ciências Exatas

Autores:  Fernando Richard do Carmo, Melissa Cabral Vieira, Polyana de Almeida Firmino,

Orientadores: Tiago Alves de Oliveira, Alisson Marques da Silva

Resumo: A conclusão do Ensino Médio com foco na preparação para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é algo de extrema importância para muitos estudantes. O exame envolve várias disciplinas e, dentre elas, a maioria têm maior dificuldade em matemática, física e química, segundo o Portal Brasil (BRASIL, 2016). Isso ocorre porque é grande a quantidade de fórmulas e constantes que os mesmos precisam saber. Além disso, é difícil encontrar livros ou sites que disponibilizam materiais que auxiliam na consulta de fórmulas e constantes nas três áreas já citadas. O objetivo é tornar mais simples a pesquisa e o estudo dos discentes dispondo esse material reunido em um só local.

Ano de defesa: 2016

Trabalho completo

 

 

Título: Mini Einstein – Um software educativo de apoio à aprendizagem

Autores: Jéssica Alves Faria, Jordânia Alves Ferreira, Lucas Dias Freitas

Orientadores: Tiago Alves de Oliveira Alisson Marques da Silva

Resumo: Pretende-se, através da construção de um software educativo, trabalhar a curiosidade pelo aprendizado por parte do público infantil, desenvolvendo nas crianças o desejo de aprender e inovar. Além disso, busca-se também auxiliar os profissionais da educação a detectar problemas no processo de aprendizagem de crianças que se encontram nos primeiros anos do ensino fundamental. Tal programa contará com jogos interativos que estimulam, principalmente, o raciocínio e a criatividade das crianças, de forma que os alunos possam consolidar conceitos aprendidos em disciplinas como matemática, português, ciências e valores para convivência. Os resultados obtidos a partir da realização das atividades servirão como diagnóstico de possíveis falhas ou lacunas na formação da criança, além de apontar suas facilidades e dificuldades. Sumarizando, o software Mini Einstein oferecerá suporte aos educadores no acompanhamento do desempenho de seus alunos durante a prática das atividades.

Ano de defesa: 2016

Trabalho completo

 

 

Título: Aedes Alert: Um Sistema para a visualização da incidência das doenças causadas pelo Aedes Aegypti

Autores: Eduarda de Oliveira Karklins, Leonardo Isolani e Andrade,

Orientadores: Eduardo Habib Bechelane Maia

Resumo: O mosquito Aedes Aegypti é, atualmente, o maior responsável pela transmissão de algumas doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. A Dengue, por exemplo, é atualmente, segundo a OMS, um dos principais problemas de saúde pública no mundo. No Brasil, os dados dos focos do mosquito são disponibilizados em boletins epidemiológicos publicados pelo Ministério da Saúde. O presente trabalho provê um site que integra os dados divulgados nos boletins a um sistema de informações geográficas que permite a visualização espacial das incidências de focos do vetor nos estados brasileiros, apoiando a tomada de decisão nos assuntos relacionados ao seu combate no país.

Ano de defesa: 2016

Trabalho completo

 

 

 

Título: Fala Aí! – Feed de notícias cooperativo

Autores:  Ana Luíza Delgado de Azevedo, Dyorjenes Henrique Andrade Santos, Nikollas Ferreira Gonçalves

Orientadores: Tiago Alves de Oliveira, Alisson Marques da Silva

Resumo: A comunicação é vital nas universidades, uma vez que estas possuem grande fluxo de informações e geralmente têm o território extenso. Nota-se através de uma pesquisa realizada que mesmo com cartazes, murais e recursos digitais como sites, a divulgação em algumas instituições de ensino é incapaz de informar todos os alunos de forma rápida e prática. A solução proposta neste projeto é o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis voltado para os alunos de instituições acadêmicas, que tem como foco o CEFET-MG Campus Divinópolis. Sendo este composto por feeds de notícias, separados por cursos ofertados pela instituição, e por calendários divididos por turmas. O diferencial deste projeto é ser voltado unicamente para os alunos, tendo eles todas as funções de adicionar, editar, avaliar, e excluir notícias e eventos, tornando-se, portanto, um sistema colaborativo.

Ano de defesa: 2016

Trabalho completo

 

 

Título: WaterSave – Um website para o uso racional de água

Autores:  Aline Rodrigues Guimarães de Oliveira, Lucas Tadeu Silva Fiedler, Marina Santos Costa,

Orientadores: Tiago Alves de Oliveira, Alisson Marques da Silva

Resumo: A água é um recurso indispensável para a manutenção da vida como a conhecemos. Contudo, tal recurso é finito, e sua escassez pode gerar graves problemas. Um exemplo disso foi a crise de abastecimento de água que afetou vários estados brasileiros no ano de 2015, deixando diversos reservatórios em níveis críticos. Uma das principais causas destes problemas é o uso inapropriado da água pela população em geral. Tal comportamento pode ser inibido com medidas socioeducativas que visem estimular o uso consciente dos recursos hídricos pela população. Com este cenário em mente surge o WaterSave, um sistema online que tem como objetivo calcular o gasto médio de água dos usuários em diversas tarefas, apresentando gráficos de consumo ao longo do tempo e dicas para economia desde recurso.

Ano de defesa: 2016

Trabalho completo

 

Título: Plataforma de Discussões Burn It

Autores:  João Alves de Sousa Júnior, Pedro Henrique Pio Nascimento, Yuri Dimitre Dias de Faria

Orientadores: Izaquiel Lopes de Bessas, Eduardo Habib Bechelane Maia

Resumo: A plataforma Burn It consiste em um site, com a finalidade de promover um ambiente propício a discussões sérias e saudáveis na internet. Construída em formato de fórum, tal plataforma de debates visa estimular a formação de internautas com posicionamento crítico, que saibam explanar suas opiniões acerca de temas diversos, respeitando os diferentes pontos de vistas expostos. Os tópicos de discussão são criados pelos próprios usuários e contam com moderação dos usuários para regular o teor das postagens, garantindo assim, a seriedade das publicações e a integridade do ideal inicial para tal ambiente dissertativo.

Ano de defesa: 2016

Trabalho completo

 

 

Título: Puericultura.com

Autores:  Gustavo Marcos da Silva, Lucas Isaac Silveira Barreto, Thais G. G. De Sousa,

Orientadores: Eduardo Habib Bechelane Maia, Daniel Morais dos Reis, Letícia Helena Januário

Resumo: As últimas três décadas marcam um grande avanço do cuidado com a saúde da criança no Brasil. A área da saúde que trata desenvolvimento infantil é uma ciência denominada puericultura, na qual o acompanhamento médico é crucial. A implementação de ações e serviços dessa ciência tem sido objeto das políticas públicas de saúde, principalmente a partir da instituição do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo desse período, esforços de órgãos tanto governamentais, quanto não governamentais (como a Pastoral da Criança) e a prática de ações integradas de equipes multidisciplinares no acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento das crianças produziram impactos sobre indicadores de morbimortalidade na infância brasileira. A mortalidade infantil, representada pelo número de óbitos em menores de um ano de idade, foi reduzida de 85,6% no ano de 1980, para 13,82‰ (por mil nascidos vivos) em 2015, conforme o IBGE (IBGE, 2016). Propõe-se, com este projeto, o desenvolvimento do software puericultura.com, tendo como objetivo sistematizar os procedimentos realizados na puericultura e prover informações através da análise dos dados coletados para contribuir com diminuição de tal quadro de óbitos.

Ano de defesa: 2016

Trabalho completo

 

 

Título: AutoMóvel – Website para a aquisição racional de um automóvel

Autores:  Cesar Guimarães Rabelo, Guilherme Henrique Bueno Freitas, Pedro Augusto Cortez

Orientadores: Alisson Marques da Silva, Tiago Alves de Oliveira

Resumo: O sonho do carro próprio é comum entre os brasileiros. Entretanto, a compra de um novo veículo é uma decisão difícil e deve ser tomada com cuidado. Por se tratar de um grande investimento financeiro, as consequências de escolhas erradas podem ser desastrosas. Nesse contexto surge o site destinado a plataforma web, AutoMóvel. Esta ferramenta em questão possibilitaria a solução de grande parte dos problemas relacionados a escolha de um veículo, propiciando e influenciando os usuários a agirem de forma inteligente e racional.

Ano de defesa: 2016

Trabalho completo