MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

I Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional

Sexta-feira, 25 de outubro de 2019
Última modificação: Sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Evento debateu sobre as ações e desafios para desenvolvimento Econômico Local

Aconteceu na última quarta-feira, 23 de outubro, às 19h, no auditório do CEFET-MG, Campus Divinópolis, o I Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional. O evento contou com palestra e mesa redonda para discutir sobre o “Desenvolvimento Econômico Local – ações e desafios”.

O objetivo do fórum foi apresentar experiências exitosas de desenvolvimento econômico regional e criar um espaço para expor e debater ideias, ações e desafios do desenvolvimento econômico local ou da região.

mesa 1

mesa edilson

O evento abriu com a palestra “O Desenvolvimento Econômico na cidade de Capitólio/MG”, ministrado por Andreia Rodrigues da Silva, que está frente da pasta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, e por Lécia Terezinha Batista Neves, gerente municipal de convênios, e atua como agente de desenvolvimento e na secretaria de planejamento do município de Capitólio.

Na sequência, para compor a mesa do Fórum, o prefeito da cidade de Carmo do Cajuru, o arquiteto e urbanista, Edson de Souza Vilela, a gerente municipal de Convênios de Capitólio, Lécia Terezinha Batista Neves, o professor do CEFET-MG, sociólogo e pós-doutor pela UFMG, José Geraldo Pedrosa, o professor da UFSJ e pós-doutor pelo MIT (EUA), professor Paulo Afonso Granjeiro, o diretor de Estratégia, Comércio Exterior e Investimentos da Farmax e mestre em Administração pela Babson College (EUA), Murilo Amaral, o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Paulo César Costa, a professora do CEFET-MG e doutora pela PUC-MG, Nádia Cristina da Silva Mello, a analista técnica do SEBRAE, Glaura Fiqueiredo, e como mediador, o professor do CEFET-MG e doutor pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – SP, Edílson Hélio Santana.

Apresentação 2

mesa 2

O I Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional foi uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional composto por um corpo docente do CEFET-MG, Campus Divinópolis. Esse evento tem a pretensão de ser absorvido também por outras instituições, para que esses encontros e debates possam ser realizados anualmente de forma itinerante.

Muito se tem feito e pensado sobre o tema “Desenvolvimento Econômico Regional”, e percebe-se a necessidade de um espaço de discussão dessas ações e ideias de forma a disseminar experiências de sucesso e enriquecer propostas já existentes, ao ouvir outros atores que também se interessam pela temática.

Glaura FigueiredoPaulo AfonsoLécia

.

O Fórum trouxe uma fonte de informações valiosas que servirão de base para subsidiar ações futuras tanto em nível de complementação e apoio à ações que estão sendo realizadas, bem como base para futuros desdobramentos desse evento.

A adesão da comunidade acadêmica, empresarial e governamental foi fundamental, uma vez que foram preenchidas todas as vagas disponibilizadas para o evento com representações significativas de várias cidades do estado de Minas Gerais.

todos juntos