MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

2019

Última modificação: Sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Título: Brain’s Education: um sistema para auxílio aos estudos na Internet

Autores: João Luiz Rodrigues de Araújo, Otávio Júnio de Oliveira Nunes, Vinícius Pereira Coelho

Orientador: André Luiz Maravilha Silva, Nestor Dias de Oliveira Volpini

Resumo: Com a falta de estímulo às perguntas e questionamentos durante as aulas, seja pelo tempo insuficiente ou ambiente escolar repressivo, faz-se necessário suprir essa falha. Haja vista sua importância no processo de ensino-aprendizagem, é inegável que a maioria dos estudantes utilizam a rede para complementar seus estudos. Assim, com o intuito de sanar este problema, foi desenvolvido um projeto que visou obter um sistema com a finalidade de disponibilizar conteúdos didáticos, além de apresentar uma área para comentários e perguntas. Desse modo, o Brain’s Education tem o objetivo de auxiliar as pessoas na aprendizagem.

Ano da defesa: 2019

Arquivo: Brains-Education.pdf

.

.

Título: CADDE: sistema de auxílio na busca por cursos/aulas presenciais

Autores: Guilherme Henrique Fonseca Nogueira, João Vitor Constantino Favarato

Orientadores: André Flávio Clarimundo Rabelo, André Luiz Maravilha Silva

Resumo: Devido a intensa carga de informações presente na sociedade contemporânea, muita das vezes torna-se complexo realizar uma escolha, como por exemplo, optar por um produto ao invés de outro. Desta forma, o uso de tecnologias de apoio que contribuem para a obtenção de melhores decisões é fundamental. Diante disso, este trabalho propõe um sistema online responsivo capaz de auxiliar na busca e escolha por cursos presenciais, no qual, as consultas realizadas na plataforma web serão efetuadas de acordo com as preferências pessoais. Ademais, o sistema auxilia pessoas e/ou empresas na publicidade dessas aulas.

Ano da defesa: 2019

Arquivo: CADDE.pdf

.

.

Título: DiagnoSys – sistema de gerenciamento de prescrição médica

Autores: Mateus Henrique S. Rodrigues, Mateus Henrique S. Silva, Vinícius Justiniano de Oliveira

Orientadores: Thiago Alves de Oliveira, André Flávio Clarimundo Rabelo

Resumo: O mercado farmacêutico ganhou destaque no Brasil com o grande crescimento da venda de remédios. Entretanto, a automedicação por parte da população também ascendeu. Esses fatos representam um risco à saúde pública, já que podem colaborar com o surgimento de grandes epidemias e a perda de efetividade dos tratamentos médicos. Nesse contexto, inserem-se os sistemas de informação para auxiliar na resolução do problema. Dessa forma, o projeto visou desenvolver um sistema web e mobile utilizando PHP, Dart, MySQL para banco de dados e Materialize como framework, capaz de auxiliar os profissionais da saúde na prescrição médica. Assim sendo, o sistema DiagnoSys tem como objetivo integrar pacientes, médicos e farmácias, através de uma aplicação para auxiliar na prescrição de medicamentos.

Ano da defesa: 2019

Arquivo: DiagnoSys.pdf

.

.

Título: E-Composer – ferramenta de integração para compositores e artistas musicais

Autores: Camila Reis Santos, Júlia Silveira Costa, Vitor Henrique Rodrigues

Orientadores: André Flávio Clarimundo Rabelo, Nestor Dias de Oliveira Volpini

Resumo: A eclosão e consolidação da Internet, aliado ao surgimento expressivo de novas tecnologias ocasionou na difusão mundial da música e na modernização da produção musical em suas mais distintas vertentes, possibilitando o surgimento de diversos trabalhadores nesse ramo. Assim sendo, a partir de uma interface harmoniosa e de caráter responsivo, o presente projeto se dispõe a facilitar a interação entre artistas musicais e compositores, de forma que atuando como uma rede social para os profissionais do ramo musical, auxilie na comercialização de serviços de forma mais rápida e fácil nesse âmbito. No artigo, são apresentadas as funcionalidades do sistema, a descrição da metodologia utilizada no seu desenvolvimento e a relevância da aplicação para o público-alvo em questão.

Ano da defesa: 2019

Arquivo: E-Composer.pdf

.

.

Título: E-PROMOTER: plataforma de divulgação de eventos e de artistas

Autores: Hugo Henrique Marques, Igor Henrique Rezende Oliveira, Raphael Galdino Silva Costa

Orientadores: Thiago Magela Rodrigues Dias, Breno Martins da Costa Corrêa e Silva

Resumo: A carreira artística é um trabalho árduo, muitas vezes agravado pela falta de recursos financeiros e incentivos. Nessa perspectiva, surgem formas de divulgação de trabalhos, onde os artistas colaboram entre si, compartilhando os afazeres dos amigos de ocupação da região. Diante disso, o projeto desenvolvido é um sistema web de divulgação de composições musicais. O sistema E-Promoter tem como objetivo o compartilhamento de trabalhos musicais, e possibilitar o contato entre artistas e produtoras, de modo a instigar e divulgar eventos.

Ano da defesa: 2019

Arquivo: E-Promoter

.

.

Título: e-SCAMBO: facilitando a interação entre pessoas através da Internet para a troca de produtos

Autores: Álvaro Francisco Vieira, Maisa Sousa Resende, Vitor Gabriel Coelho Santos

Orientadores: André Luiz Maravilha Silva, Alberto Pena Lara

Resumo: O consumismo está intrinsecamente relacionado à maneira compulsiva desenvolvida pela sociedade em relação ao ato de comprar produtos. Essa realidade desperta no indivíduo a necessidade de adquirir bens, já que são sinônimo de status e felicidade. Entretanto, esse consumo pode levar ao acúmulo de objetos que não possuem nenhuma serventia ao seu dono. Nesse sentido, esse trabalho objetiva desenvolver uma aplicação Web para facilitar a interação entre pessoas interessadas em se desfazer de objetos que não são mais utilizados, trocando por outros que sejam de seu interesse.

Ano da defesa: 2019

Arquivo: e-SCAMBO

.

.

Título: LIFIT – sistema interativo para auxílio do controle de dietas e rotinas de exercícios

Autores: Caio Corrêa Castro, Marcos Vinícius Fernandes da Costa, Vinícius Furtado Torres, Luís Antônio Arruda Soares

Orientadores: Tiago Alves de Oliveira, Nestor Dias de Oliveira Volpini

Resumo: O sedentarismo é um problema que vem se tornando cada vez mais grave ao longo dos anos. Com base nisso, surgiu a necessidade de criar uma ferramenta que seja capaz de ajudar a diminuir os casos de pessoas com estilos de vida sedentários. O resultado disso foi a criação do software LIFIT, um sistema no formato web app, gratuito e que serve para monitorar e sugerir rotinas de exercícios e tipos de dieta. Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de realizar essa tarefa utilizando de uma interface intuitiva que incentiva e monitora tanto a prática de exercícios físicos quanto a adoção de uma alimentação saudável.

Ano da defesa: 2019

Arquivo: LIFIT

.

.

Título: Recicle+: inovação na coleta sustentável

Autores: Bruno Pereira Campos, Frederico Xavier Capanema, Kariny Alves Almeida

Orientadores: Alisson Marques da Silva, Thiago Magela Rodrigues Dias

Resumo: A Revolução Industrial, junto ao crescimento da população, está intrinsecamente ligada à mudança no dinamismo social. Um exemplo disso é o alto consumo de itens descartáveis e, consequentemente, a expansão da produção de lixo. Com isso, tendo em vista que hoje, no Brasil, não há uma destinação adequada desses resíduos, torna-se necessário criar um meio para reaproveitá-los. Nesse contexto, a reciclagem se destaca. Reciclar é um ato essencial para esse problema, já que transforma o lixo em um novo produto, beneficiando o meio ambiente. Diante disso, o sistema Recicle+ foi criado a fim de otimizar esse processo, a partir da integração entre os catadores e a população.

Ano da defesa: 2019

Arquivo: Recicle+

.

.

Título: Desenvolvimento de uma loja virtual para empresa do ramo de bijuterias

Autores: Bárbara L. F. C. Silva, Mateus M. P. Cunha, Maysa C. de Oliveira

Orientadores: André Flávio Clarimundo Rabelo, Marcelo Caramuru Pimentel Fraga

Resumo: O uso da Internet é um dos meios mais relevantes e usados no ambiente empresarial, por isso é de suma importância para os negócios que almejam sucesso. A relevância da utilização de e-commerce se deve à significativa alteração nos modos de compra do consumidor, que optam pela maior praticidade e facilidade oferecidas pela ferramenta. Diante disso, este artigo apresenta o desenvolvimento de uma plataforma web que oferecerá um sistema de vendas on-line e um gerenciador de estoque para a Loja de Bijuterias Refaz Bijoux. Dessa forma, o sistema objetiva facilitar o processo de compras e vendas, auxiliar no gerenciamento das mercadorias e, assim, possibilitar um maior alcance de clientes para a loja.

Ano da defesa: 2019

Arquivo: Refaz-Bijoux

.

.

Título: SportDeck: aplicativo para incentivar a prática esportiva na escola

Autores: Augusto F. Guilarducci, Guilherme R. Fonseca, Vinícius S. Gomes

Orientadores: Alisson M. da Silva, Leonardo G. Martins

Resumo: Tendo em vista a prática esportiva dentro do ambiente escolar e suas vantagens, é interessante encontrar uma forma de cada vez mais estimular a prática e a competição saudável entre os alunos. Com a crescente popularização das redes sociais, a interação entre pessoas de diferentes locais está cada vez mais fácil. O advento da tecnologia cria cenários extremamente favoráveis para a realização de projetos que necessitem de interação entre usuários, justamente por este facilitamento. Neste contexto, foi idealizado o SportDeck, uma rede social esportiva que permite a interação entre os alunos do CEFET-MG Campus V Divinópolis dentro desta vertente.

Ano da defesa: 2019

Arquivo: SportDeck

.

.

Título: Student’s Guide: uma plataforma Web para guias de aprendizado

Autores: Breno Roberto da Fonseca Ferreira, Daniel Carvalho, Caliel Corrêa, Higor Rodrigues T. Silva

Orientadores: Marcelo Caramuru Pimentel Fraga, Breno Martins da Costa Corrêa e Souza

Resumo: A quantidade de materiais de estudo aumentou nos últimos anos: materiais que prometem atender a todos os públicos, de forma generalizada, protagonizam a procura por conhecimento. Para cada tópico existe uma ampla gama de materiais. Porém, há poucas ferramentas para guiar o aprendizado de um conteúdo que utilizam os diferentes tipos de inteligência, de forma estruturada. Nesse contexto, o presente trabalho visa implementar um sistema Web para compartilhar e avaliar guias. Estes atenderão à diferentes tipos de pessoas, e o seu tipo de conteúdo será filtrado de acordo com o método que estas possuem mais aptidão para estudar.

Ano da defesa: 2019

Arquivo: Students-Guide

.

.

Título: SupTrade – ferramenta para auxílio de vendas no Mercado Livre

Autores: Brenda Costa Belchior Guimarães, Igor Martins Rodrigues, Sofia Amaral Gonçalves

Orientadores: André Flávio Clarimundo Rabelo, André Luiz Maravilha Silva

Resumo: É nítido o progressivo aumento do número de dados disponíveis na Internet. Concomitantemente, existem muitas pessoas que não usam esses dados de forma adequada ou eficiente devido à dificuldade de manipular essa vasta gama de informações e ferramentas. Nesse contexto, os e-commerces, como o Mercado Livre, nem sempre exibem aos usuários seus mecanismos de venda de produtos de maneira bem estruturada. Diante disso, a junção desses fenômenos requer uma plataforma que auxilie os comerciantes on-line em suas vendas. Dessa maneira, buscou-se desenvolver um sistema web de fácil uso capaz de organizar e filtrar essa quantidade de dados para propiciar modelos de anúncios para o Mercado Livre. Assim sendo, o sistema SupTrade tem como propósito auxiliar no crescente aumento de vendas dos usuários da plataforma.

Ano da defesa: 2019

Arquivo: SupTrade

.

.

Título: ULift: aplicativo de caronas solidária para ambientes acadêmicos

Autores: Ariane Amorim da Silva, Eduardo Rodrigues Amaral, Henrique Silva Rabelo

Orientadores: Alisson Marques da Silva, Leonardo Gomes Martins Coelho

Resumo: O caótico cenário do trânsito brasileiro se caracteriza por engarrafamentos, superlotação no transporte público e trajetos demorados. Essa realidade é resultado do intenso crescimento do número de veículos em circulação que causa problemas nos âmbitos ambientais e econômicos. Nesse sentido, a carona solidária, caracterizada pelo compartilhamento de viagens sem visar lucros, se configura como uma alternativa sustentável que objetiva minimizar os impactos da mobilidade urbana na sociedade. Tendo em vista este problema, esse trabalho propõe o desenvolvimento de um aplicativo mobile que otimize e popularize a carona solidária em ambientes acadêmicos. A aplicação, chamada ULift, facilita a divulgação de procuras e ofertas de caronas entre estudantes e funcionários, primordialmente do CEFET – MG – Campus V.

Ano da defesa: 2019

Arquivo: ULift